Quantidade de Páginas visitadas

Escola Eldorado realiza Semana Pedagógica sobre Inclusão

Distúrbios de atenção, dificuldade de aprendizagem e necessidades especias foram os temas tratados ao longo dos dois dias da Semana Pedagógica que aconteceu na Escola Estadual do Jardim Eldorado




 O início do segundo semestre na Escola Estadual do Jardim Eldorado foi marcado pelo retorno dos educadores para a tradicional Semana Pedagógica. Este ano, as Escolas Estaduais tiveram autonomia na escolha dos tema abordados. Nesse sentido, a direção e equipe pedagógica optaram pela discussão sobre a Inclusão, enfocando os temas: Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem, uma demanada atual no contexto escolar.



Cerca de 25 educadores, entre professores e funcionários participaram do evento que foi ministrado pela especialista em Educação Especial e professora de Educação Física Cristiane de Freitas, com a participação da professora e também especialista no tema Izovania Aparecida Andrade.



O momento foi importante, pois os educadores puderam ter contato com alguns conhecimentos relevantes sobre Inclusão e Educação Especial. Ao longo do curso, foram abordados os fatores que influenciam na dificuldade de aprendizagem, tais como questões neurológicas, fatores orgânicos, psicológicos e ambientais. Dentre os transtornos e dificuldades específicas de aprendizagem trabalhados, pode-se destacar a Dislexia, Deficiência Intelectual, Física, Motora e Visual, Transtornos de Deficit de Atenção e Hiperatividade, Surdez e Transtorno Global do Desenvolvimento.



Os educadores tiveram também um momento prático a respeito do manuseio da cadeira de rodas, higiene e locomoção de um portador de necessidades especiais.



No que diz respeito ao papel do professor em face às dificuldades de aprendizagem, a professora Izovania destacou a flexibilização que o educador precisa realizar. Segundo ela, são necessárias adequações e adaptações metodológicas, avaliativas, de objetivos e de conteúdos para que o resultado da aprendizagem seja alcançado.



O Estado do Paraná oferece alguns subsídios com relação à Educação Especial, são eles: Sala de Recursos Multifuncional, Professor de Apoio Permanete e Itinerante, Intérprete e Auxiliar Operacional.

Escola do Jardim Eldorado realiza Feira de Ciências 2012

Comemorando o Dia do Meio Ambiente, a sétima edição da Feira de Ciências do Jardim Eldorado teve como tema a Sustentabilidade.


Na última quarta-feira, 06 de Junho, aconteceu a tradicional Feira de Ciência da Escola Estadual do Jardim Eldorado. Este ano, devido à proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema escolhido como base para a Feira foi Sustentabilidade.



Ao longo de todo o mês de maio, os cerca de 200 alunos do Estabelecimento, juntamente com os educadores da escola, prepararam os trabalhos, maquetes e experimentos apresentados durante o evento. Dentre os subtemas abordados durante o evento, pode-se destacar o Derretimento das Geleiras, Revolução Tecnológica, Mudanças Climáticas, Poluição das cidades, Animais em Extinção, entre outros.




O dia foi marcado por exposições e apresentações abertas ao público, que totalizou um total de 200  visitantes. No encerramento da Feira, os alunos do 6º ano, juntamente com um violinista e o professor Evâner Tolomeotti apresentaram a canção Planeta Água do compositor Guilherme Arantes.



A diretora do Estabelecimento, Silvia Albieri, avalia que o evento foi um sucesso e julga importante a conscientização da preservação do meio ambiente para toda a comunidade escolar.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito